Frente deverá atuar em defesa das guardas municipais


20/03/2019 14:55 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Leticia Aguiar

Compartilhar:

Leticia Aguiar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg231877.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Leticia Aguiar, no primeiro dia de trabalho legislativo (18/3), protocolou pedido para a instalação de uma Frente Parlamentar em Valorização e Defesa das Guardas Civis Municipais (GCM). A deputada, que é madrinha da GCM de São José dos Campos, sua cidade natal, conhece de perto as necessidades da corporação.

"Quero, na frente parlamentar, defender e equipar as guardas municipais já existentes e incentivar a criação de outras em todos os municípios paulistas", disse, ao afirmar que os guardas municipais merecem o mesmo tratamento que os demais policiais.

A frente deverá chamar representantes do governo estadual e das guardas municipais; associações e políticos para debater temas como as condições de trabalho das guardas no Estado de São Paulo, desde equipamentos até vencimentos; e investimentos do Executivo e projetos que tratam da questão, como o que permite que as guardas municipais sejam denominadas "polícia municipal", o que já ocorre em algumas cidades.

Ainda segundo a parlamentar, é preciso mostrar que a função desempenhada pelos guardas também envolve riscos diários diante do crime. "É importante dizer que muitas guardas municipais atuam em operações conjuntas com as polícias Civil e Militar. Por que não terem o mesmo tratamento?", finalizou.


alesp