Frente parlamentar em defesa da terceira idade


05/04/2019 12:20 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Nascimento

Compartilhar:

Tenente Nascimento na exposição Faces do Envelhecimento, na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Prol de Políticas Públicas para a Terceira Idade foi um dos primeiros atos protocolados pelo deputado Tenente Nascimento na Alesp. O objetivo da frente é fomentar políticas públicas para idosos, promovendo fóruns de debates, apresentação de estudos, discussões e proposições sobre o tema. De acordo com o deputado, esse grupo de trabalho dará voz à situação da terceira idade, servindo como um canal democrático de comunicação direta entre esse segmento e o Poder Público.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a dois bilhões até 2050, o que representará um quinto da população mundial. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo; em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.

Segundo Nascimento, embora a Política Nacional do Idoso (PNI) seja um marco importante no tratamento dispensado à população idosa, é importante ampliar a concepção de velhice e do processo de envelhecimento. "Esse é um segmento da sociedade que carece de mais atenção nas mais diversas áreas, como saúde, segurança " inclusive a familiar ", previdência, transporte, turismo, lazer, educação e inclusão digital", concluiu o parlamentar.


alesp