Agentes de cultura resistem a cortes no orçamento


08/04/2019 11:34 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232479.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Audiência pública promovida pelo deputado Carlos Giannazi reuniu na quinta-feira (4/4) agentes culturais que debateram formas de resistência contra os cortes na pasta da cultura. Eles viram no recuo de Doria em relação à extinção do Projeto Guri um sinal de que também podem reverter os cortes nos demais programas " mas sabem que será necessário conscientizar e mobilizar a população.

Giannazi relatou que, se o corte anunciado for levado adiante, ferirá de morte diversos equipamentos e projetos socioculturais. Autor do requerimento de convocação do secretário Sérgio Sá Leitão na Comissão de Educação e Cultura e também de representação junto ao Ministério Público, Giannazi pretende levar uma comissão de agentes culturais para conversar com o promotor responsável pelo caso. Também solicitará que o grupo possa expor suas motivações em reunião do Colégio de Líderes da Alesp, para obter apoio de mais parlamentares.

O produtor e músico Murilo apresentou dados demonstrando que o corte no orçamento do Estado foi de 3,5%, sendo que 2,8% atingem a área da cultura. Assim, enquanto em algumas pastas a redução de receita será inferior a 1%, na cultura a mordida será de 23%.


alesp