Programa Educação em Primeiro Lugar busca gestão democrática nas escolas


15/04/2019 11:46 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (1º à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232742.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carlos Giannazi participou na quarta-feira (10/4), na Câmara Municipal de São Paulo, do lançamento do programa Educação em Primeiro Lugar, uma iniciativa conjunta com o mandato do vereador Celso Giannazi, que busca o fortalecimento dos direitos dos estudantes e dos trabalhadores da educação. "Este programa contempla as 20 metas do Plano Nacional de Educação, a Lei de Diretrizes e Bases e também o capítulo da Constituição Federal que normatiza a educação", afirmou o líder do PSOL na Alesp.

Conforme explicou o vereador, o programa visa, entre outras ações, à construção coletiva de políticas públicas para a redução do número de crianças e adolescentes por turma, ampliação da educação integral, preenchimento de todos os cargos vagos por meio de concurso público e ampliação da rede direta de CEIs.

Entre educadores que participaram do lançamento, o cientista político Daniel Cara definiu o momento atual como de "pedagocídio", o que aumenta a relevância da iniciativa. "O governo atual acredita que um policial militar ou um cabo do Exército são melhores educadores de que um professor. Eles confundem disciplina com autoritarismo e contrapõem essa ideia a todo o saber pedagógico."

Daniel Cara, Celso Giannazi e Carlos Giannazi.


alesp