Qualidade da merenda nas escolas públicas é debatida em audiência


23/04/2019 16:02 | Audiência Pública | Laysla Jacob - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Audiência Pública Merenda Escolar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233051.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel, Monica Bancada Ativista e Alexandre Padilha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233052.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alexandre Padilha e Delveck<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233053.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Rueda e Professora Bebel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233054.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thiago Fontes, Georgia Castilho e Anatalina Lourenço<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233055.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233056.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thiago Fontes, Georgia Castilho, Anatalina Lourenço, Janaina Rueda, Professora Bebel, Monica Bancada Ativista, Alexandre Padilha e Delveck<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233057.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel, Monica Bancada Ativista e Alexandre Padilha	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233059.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233058.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parlamentares, educadores e convidados reuniram-se no auditório Teotônio Vilela para debater a qualidade da merenda oferecida na rede pública de ensino, na segunda-feira (22/4). Convocada pela deputada Professora Bebel (PT), a audiência serviu para debater ideias e também divulgar projetos ligados ao tema.

Ao longo da audiência, os convidados debateram a importância das refeições saudáveis nas escolas, com cardápios bem estruturados. Outro ponto também debatido foi a necessidade de evitar alimentos industrializados e processados na alimentação dos alunos, contribuindo com a saúde e o desenvolvimento adequado das crianças.

Professora Bebel comentou projeto de lei de sua autoria, a ser protocolado, visando a instituir um Plano Estadual de Alimentação Escolar. "Debateremos a boa nutrição, para que o aluno entenda a razão de consumir vegetais em vez de enlatados, por exemplo. Não podemos dar apenas um lanchinho, pois se a criança não estiver bem alimentada ela não se desenvolverá bem. É um debate de profundidade", explicou.

O deputado federal Alexandre Padilha (PT/SP) participou do evento. O parlamentar explicou a importância dessas refeições nas escolas. "A alimentação escolar tem um papel relevante em dois sentidos. Em primeiro lugar, para muitas crianças ela é a única refeição do dia; em segundo, as crianças aprendem e podem reproduzir em casa, transmitindo também aos pais a importância da alimentação saudável. A alimentação nas escolas também é um ato educativo", disse.

A deputada Monica da Bancada Ativista (PSOL) esteve presente. "É um tema bastante importante, que também envolve questões socioeconômicas e educação alimentar. As escolas têm cumprido um papel essencial em resgatar o interesse das crianças e das famílias por comida de verdade, e não embutidos e industrializados. É uma pauta essencial para o futuro", afirmou.


alesp