Programa promoverá inclusão digital para a população idosa


03/05/2019 12:59 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Altair Moraes

Compartilhar:

Altair Moraes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233488.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Preocupado com a população idosa do Estado de São Paulo, o deputado Altair Moraes (PRB) apresentou o Projeto de Lei 513/2019, que institui o Programa Paulista de Incentivo ao Idoso.

A proposta tem como objetivo incentivar os idosos a usar tecnologias como navegação na internet, acesso a e-mail, manuseio de smartphones e aplicativos, bem como contribuir com a aprendizagem de ferramentas digitais.

"A expectativa de vida da população aumentou consideravelmente de alguns anos para cá, e a inclusão dos idosos no mundo virtual é uma das maneiras de abrir novos horizontes para essa parcela da população", disse o deputado.

As atividades serão realizadas em dependências de escolas públicas de ensino fundamental e médio, ministradas pelos próprios alunos " a partir de 13 anos de idade. A participação dos alunos será sempre voluntária, mediante cadastro na diretoria de ensino da respectiva escola. As atividades terão duração mínima de 60 minutos, serão ministradas de forma extracurricular e em horário não conflitante com aulas.

Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida cresceu três meses e 11 dias de 2016 para 2017, chegando a 72 anos e cinco meses para os homens, e 79 anos e quatro meses para as mulheres.

"Temos que pensar pra frente e desenvolver políticas públicas que possam atender a população idosa e não deixá-la à margem da sociedade", concluiu o parlamentar.


alesp