Prioridade no atendimento médico para fibromiálgicos


08/05/2019 14:06 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Thiago Auricchio

Compartilhar:

Thiago Auricchio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233706.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um projeto de lei apresentado pelo deputado Thiago Auricchio concede ao portador de fibromialgia prioridade em todo atendimento médico realizado no Estado de São Paulo. O PL 426/2019 atende uma solicitação da Abrafibro (Associação Brasileira de Fibromiálgicos).

"Recebemos essa demanda em nosso gabinete e entendemos a importância e a necessidade dessa preferência, tanto na rede pública como na rede privada. Pela gravidade da enfermidade, possibilitar essa prioridade é contribuir com a qualidade de vida de quem tem fibromialgia e garantir mais dignidade no atendimento que é prestado", explicou Thiago Auricchio.

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por uma dor crônica, que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga e cansaço durante o dia, prejudicando o sono em virtude da apneia ou insônia, além de gerar problemas cognitivos e alteração da memória, transformando uma simples tarefa de atenção ou concentração em algo difícil de ser realizado.

"Como gestor público, nosso compromisso é garantir o direito da população e neste caso tenho a certeza que o projeto irá prosperar devido à sua relevância", pontuou Thiago Auricchio. Atualmente, o PL 426/2019 está em análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da qual o deputado é integrante.


alesp