Orientação profissional e atividades remuneradas para jovens em vulnerabilidade


08/05/2019 14:08 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Cezar

Compartilhar:

Cezar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233704.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi publicado no Diário Oficial, em 27/4, o Projeto de Lei 560/2019 do deputado Cezar, que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa de Orientação Profissional Especial - POPE, voltado aos jovens, de 16 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Reiterando a importância do programa, Cezar indicou ao governador João Doria para que determine aos órgãos competentes a elaboração de estudos e adoção de providências visando a implantação do Pope (Indicação 1184/2019).

O participante do programa, que deverá estar matriculado em estabelecimento de ensino da rede pública, terá uma carga horária que não prejudique a atividade escolar regular e desenvolverá atividades remuneradas na própria comunidade onde reside.

A prioridade é a qualificação profissional que poderá ocorrer através do Programa Novotec, realizado pelo Centro Paula Souza e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, proporcionando a conclusão da educação básica simultaneamente com o ensino profissionalizante.

"O objetivo é dar orientações para sua formação como cidadão, indicando padrões de conduta e comportamento, proporcionando também qualificação profissional", explicou Cezar, salientando que atualmente nos cadastros de atos infracionais e criminais os jovens respondem por um alto índice.


alesp