Visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais


15/05/2019 12:48 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Leticia Aguiar

Compartilhar:

Leticia Aguiar (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234123.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Leticia Aguiar esteve na segunda-feira (13/5), no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos. Integrante da Comissão de Ciência Tecnologia, Inovação e Informação da Assembleia Legislativa, a deputada prontificou-se a ser uma interlocutora com o governo do estado e também com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em função de sua proximidade com o governo federal. Em contrapartida, a direção do INPE quer contribuir com ideias e propostas de projetos de lei que sejam relevantes para o estado, tanto nas pesquisas espaciais ou de meteorologia, quanto em ciência, tecnologia e inovação.

Na oportunidade, Leticia Aguiar tomou conhecimento das demandas do INPE, em especial da necessidade de substituição do supercomputador "Tupã", adquirido em 2010.

Ricardo Galvão agradeceu a visita e elogiou os esforços do ministro Marcos Pontes, que depois da visita ao INPE em abril, conseguiu reverter R$ 300 milhões em recursos que serão utilizados, não só no instituto, mas em todas as unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério.

"Vamos mostrar como as pesquisas espaciais, a previsão do tempo ou de desastres naturais atrelados à tecnologia, são importantes no dia a dia e podem salvar vidas", finalizou a parlamentar.


alesp