Assistência social e psicossocial a envolvidos em acidentes com motocicletas


16/05/2019 16:26 | Atividade parlamentar | Da assessoria do deputado Ataide Teruel

Compartilhar:

Ataide Teruel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234250.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No cumprimento de seu mandato e com foco em seus objetivos de governo, o deputado Ataide Teruel protocolou na Alesp, na semana passada, o PL 628/2019, que cria o Programa de Assistência Social e Psicossocial aos envolvidos em acidentes de trânsito com motocicletas no Estado.

Segundo o Deputado, hoje a frota de motos em nosso Estado ultrapassa seis milhões de unidades, sendo que os envolvidos em acidentes com motocicletas, são responsáveis por 80% das internações nas redes públicas de saúde. "Esse percentual vem crescendo desde 2013, com sérias consequências para os envolvidos e seus familiares. Tendo em vista essas estatísticas, criamos um projeto com o intuito de ampliar os benefícios mínimos aos cidadãos, sem onerar o orçamento do Estado", destacou.

Em 2018 foram 26.229 internações decorrentes de acidentes no trânsito causados por motocicletas e ciclomotores, segundo divulgação da Secretária de Estado da Saúde em 07 de maio de 2019.

Baseados nessas informações, vislumbramos a elaboração de uma política pública de caráter assistencial e psicológica, para amenizar os danos causados aos núcleos familiares em decorrência de sequelas graves ou falecimento, principalmente quando o indivíduo for o pilar de sustentação familiar.

alesp