Proposta quer ajudar polícia na captura de bandidos


28/05/2019 13:38 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Leticia Aguiar

Compartilhar:

Leticia Aguiar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234728.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em abril deste ano, a Polícia Civil do Estado de São Paulo realizou uma operação para a captura de foragidos da justiça por crimes violentos. Dos 6.000 mandados de prisão, 1.000 foram cumpridos. "A população também pode ajudar a polícia fazendo uma denúncia", disse a deputada Leticia Aguiar, que apresentou um projeto de lei que prevê a divulgação de um cadastro de pessoas condenadas criminalmente, que se encontrem foragidas ou com mandado de prisão expedido e não cumprido.

Na proposta, a parlamentar diz que deve constar do cadastro: nome, foto, crime cometido, pena aplicada e datas de expedição do mandato ou da fuga do condenado. Qualquer cidadão terá acesso a essas informações e também as polícias civil e militar, conselhos tutelares e pessoas do Ministério Público e Poder Judiciário.

"Acredito que toda a ação que possa contribuir para o trabalho da polícia, na busca por criminosos foragidos é de grande valia. Por isto, apresentei o projeto.", disse  Leticia, que lembrou ainda dos indultos concedidos, as conhecidas "saidinhas", em datas especiais.

"Muitos presos não retornam às penitenciárias tornando-se foragidos, e nas ruas acabam misturados a população. Assim, fica difícil distinguir quem são os criminosos que rondam nossas famílias e aterrorizam as pessoas", afirmou a deputada que acredita que esse tipo de divulgação ajuda a alertar a população e a identificar os procurados.


alesp