Parcerias beneficiam área ambiental paulista


30/05/2019 15:26 | Reunião conjunta | Ines Jordana - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Marcos Penido, Caio França e Luiz Fernando Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234927.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Penido e Caio França<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234928.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234929.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caio França e Luiz Fernando Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234930.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Penido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234931.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari, Marcos Penido, Caio França, Luiz Fernando Teixeira, Márcia Lia e Reinaldo Alguz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234932.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Penido, esteve presente na reunião conjunta das Comissões de Infraestrutura e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para apresentar ações e projetos desenvolvidos na área ambiental do estado. O secretário destacou principalmente as parcerias feitas entre a Sabesp e a Prefeitura do Município de São Paulo que viabilizaram o Programa Córrego Limpo, desde 2007. O encontro foi realizado na quarta-feira (29/5), no auditório Paulo Kobayashi.

"Parabenizo a postura do secretário de comparecer para prestar esclarecimentos", comentou o deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT), presidente da Comissão de Infraestrutura.

As intervenções do Programa Córrego Limpo em parceria a prefeitura realizam a despoluição de córregos urbanos dos principais rios da capital como Tietê e Pinheiros. Entre outras ações, o programa prevê a regularização de fontes de poluição, o mapeamento, a inspeção e manutenção de redes coletoras de esgoto e qualidade das águas e mananciais.

Segundo o secretário, desde a implantação do programa foram investidos mais de 270 milhões para a despoluição de 152 córregos, beneficiando mais de 2,7 milhões de pessoas. Outros 16 milhões serão investidos para dar continuidade ao programa entre 2019 e 2020. "Nosso objetivo é quebrar paradigmas e barreiras para o desenvolvimento do estado", enfatizou Marcos Penido.

Cidade Legal

Durante a reunião, o secretário prestou esclarecimentos sobre variados assuntos como a educação ecológica em escolas e o Programa Cidade Legal criado para auxiliar a população paulista.

O secretário explicou que o Programa de Educação Ambiental visa o desenvolvimento da sustentabilidade ecológica, social, ética, econômica e política. "Buscamos, por meio da educação, fazer com que toda população entenda a importância da proteção e conservação ambiental", disse.

Para o deputado Caio França (PSB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, "a reunião foi produtiva e esclareceu dúvidas de todos os parlamentares e público".

O encontro contou com a presença de parlamentares e representantes de entidades públicas de infraestrutura e meio ambiente que tinham como intuito entender as ações apresentadas pelo secretário.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Adalberto Freitas, Aprigio, Barros Munhoz, Bruno Ganem, Carla Morando, Carlão Pignatari, Castello Branco, Cezar, Dirceu Dalben, Dr. Jorge do Carmo, Estevam Galvão, Márcia Lia, Marcio Nakashima, Monica da Bancada Ativista, Reinaldo Alguz, Sebastião Santos e Wellington Moura.


alesp