Estado autoriza Apae Araraquara ampliar atendimento do autismo


30/05/2019 13:57 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia (4ª à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234991.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de estado da Educação, Rossieli Soares, autorizou a Diretoria de Ensino de Araraquara a fazer um aditamento de termo de colaboração com a Apae Araraquara para o atendimento de pessoas com autismo na cidade.  O compromisso foi assumido em reunião realizada na quinta-feira, 23/5, com a deputada Márcia Lia e a diretora Adriana Biasiolo, da Apae Araraquara.

 A entidade está desde o ano passado conversando com órgãos do estado, sempre com intermédio da deputada Márcia Lia, na tentativa de firmar convênio para atender de forma especializada autistas, que já são uma parcela de seus alunos, mas as negociações tratavam em documentos e outros detalhes.

"Acompanhamos as diretoras da Apae Araraquara em conversas com a saúde, tentamos contato com a regional, mas acabamos conseguindo na educação o posicionamento positivo para oferecermos o serviço especializado na Apae Araraquara", explicou a deputada Márcia Lia.

Nos últimos meses, enquanto tentava estabelecer o convênio com o estado, a entidade acabou montando uma estrutura com recursos próprios para atender os alunos que já são assistidos no local.

São 12 pessoas assistidas no contraturno, em dois períodos, por psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. A intenção, no entanto, é ter vaga para 25 pessoas de sete a 30 anos diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) grave por período.


alesp