Contas das universidades são analisadas por secretário do Tribunal de Contas


11/06/2019 16:29 | Gestão das Universidades Públicas | Isabella Tuma - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Sérgio Rossi, Carla Morando e Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wellington Moura preside a CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carla Morando <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz e Professora Bebel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235626.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carla Morando e Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235627.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José, Arthur do Val e Douglas Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235628.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valeria Bolsonaro, Barros Munhoz e Professora Bebel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235629.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José, Arthur do Val, Douglas Garcia e Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235630.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sérgio Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235631.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Gestão das Universidades Públicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235632.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário-diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Rossi, compareceu à reunião da CPI que investiga a gestão das universidades públicas estaduais de São Paulo nesta terça-feira (11/6). Ele veio esclarecer dúvidas sobre eventuais irregularidades contábeis das instituições de ensino nos últimos oito anos.

Um dos pontos explicados pelo secretário referiu-se ao que o Tribunal de Contas vem observando sobre haver ou não descumprimento por parte das universidades quanto ao teto salarial do estado. Segundo o secretário, "não foi atendida a recomendação do decreto estadual, que determina que no máximo 75% dos recursos repassados poderiam ser utilizados com gastos pessoais, ou seja, exatamente por não atenderem a recomendação é que chegamos à situação de gastos pessoais muito acima de limites toleráveis. Evidentemente, com o crescimento desses gastos pessoais, a verba é encurtada, causando déficits orçamentários, e insuficiência de recursos para finalidades principais das universidades".

Segundo o presidente da comissão, deputado Wellington Moura (PRB), a vinda de Rossi foi importante para auxiliar os deputados. "É de extrema necessidade, para que possamos ter dados que comprovem ou não a má gestão ou a má utilização da verba pública. Agora é o momento de ouvirmos os três reitores das universidades e colocarmos nossas dúvidas. Investigaremos e tomaremos as medidas necessárias. Hoje foi debatido aqui uma possível mudança na Legislação com relação a fiscalização e prestação de contas das universidades. Isso provavelmente se tornará uma lei que fortalecerá o Legislativo e trará maior comprometimento com as universidades", disse.

Juízo de valor

Para a deputada Professora Bebel (PT), acusar antes de ter clareza sobre os dados pode levar a julgamentos errôneos. "O que eu percebo na comissão é que, de antemão, já falam sobre irregularidades e desvios. O próprio secretário Sérgio Rossi disse não gostar desses termos. Dizer que há irregularidades, antes mesmo do recebimento de dados, evidencia a prática de juízo de valor. É preciso demarcar períodos. De 2015 a 2017, por exemplo, foi quando a Emenda Constitucional 95 foi aprovada, tivemos redução de verbas em toda a área pública, sobretudo saúde e educação", lembrou.

Os reitores da Unicamp, Unesp, e USP terão de apresentar à CPI todos os documentos contábeis relacionados à movimentação das verbas que descendem do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços - Quota Parte do Estado (ICMS - QPE) direcionados às universidades, fixada em 9,57%. 

Estiveram presentes na reunião, além dos deputados citados, os parlamentares Arthur do Val, Barros Munhoz, Carla Morando, Carlão Pignatari, Daniel José, Douglas Garcia, Leci Brandão, e Valeria Bolsonaro.

alesp