Projeto beneficia portadores de doenças crônicas ou degenerativas

Foi aprovado na quinta-feira (13/6), na Alesp, projeto de lei do deputado Wellington Moura que assegura o direito à isenção tarifária nos meios de transporte coletivo aos portadores de doenças crônicas ou degenerativas, de natureza física ou mental, que necessitem de tratamento continuado e cuja interrupção possa acarretar agravamento de seu estado de saúde.
A doença deverá ser atestada por médico de órgão oficial de saúde.
A lei engloba 16 patologias e aplica-se no âmbito metropolitano e intermunicipal do Estado de São Paulo a todos os tipos de transporte coletivo " ônibus, trens, metrôs ou barcas ", estendendo-se a um acompanhante do paciente quando este apresentar dificuldade de locomoção.
"Deverão ser asseguradas no mínimo duas vagas gratuitas por veículo para as pessoas nas condições especificadas na lei, sendo que, na sua ausência, os assentos ficam livres. A empresa de transporte que se recusar a levar o beneficiário e ou o acompanhante, estará sujeita às penalidades previstas no contrato de concessão, permissão ou autorização", destacou o republicano, que é vice-líder do governo na Alesp.
Para garantir a isenção tarifária, o paciente precisará apresentar carteira emitida individualmente pelo órgão estadual competente, que identifique a condição de "passageiro especial". Para quem precisar de acompanhante, será necessário especificação no laudo médico.
Notícias relacionadas
- Frente Parlamentar fará relatório para alertar Tarcísio sobre crime digital nas escolas
- Lançamento da Frente Conjunta da Política de Cuidados
- Deputado quer a criação da Rota da Cana para incentivar o turismo nos municípios ligados ao cultivo
- Bálsamo recebe mais um ônibus escolar destinado por deputado
- Deputado propõe programa estadual de combate às drogas entre idosos
- Deputado propõe meia-entrada para trabalhadores da saúde
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial dos servidores públicos pauta 74ª Sessão Ordinária; assista
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Deputado apresenta emendas para ampliar valor do salário-mínimo paulista e garantir mais direitos
- Na Alesp, delegados sindicais tomam posse com críticas a terceirizações na saúde paulista
- Audiência pública na Alesp debate melhorias no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações