Ensino médio em Bueno poderá ser articulado entre Estado e Município


19/06/2019 11:29 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia (2° à dir.) visita Emef Eugênio Trovatti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236073.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia está articulando a implantação de salas de aula de ensino médio e de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eugênio Trovatti, no distrito de Bueno de Andrada, junto ao governo do Estado e à Prefeitura de Araraquara.

A parlamentar foi procurada por moradores de Bueno e dos assentamentos Horto de Bueno e Assentamento Monte Alegre para intermediar a questão com os respectivos governos, alegando haver cerca de 100 pessoas nessa região que gostariam de voltar a estudar nesses anos, mas por dificuldades no transporte estão fora das salas de aula.

Márcia Lia já tratou do assunto com o governo do Estado, já debateu com a equipe escolar, comunidade e representante da Secretaria Municipal de Educação e vai seguir uma série de agendas para afinar as propostas e acordos.

De acordo com a comunidade, há no distrito e nos dois assentamentos em torno de 100 pessoas que não deram continuidade aos estudos devido às dificuldades com transporte para Araraquara, onde ficam as escolas mais próximas.

Para estudar no período da manhã, os alunos teriam que se levantar por volta das 4h30 e chegariam de volta à casa em torno das 14h30. Para estudar à noite, teriam de sair do assentamento antes das 17h e chegariam de volta depois da 1h. Como a maioria trabalha no campo, com os pais, essa rotina fica extremamente pesada, e a maioria desiste.

Na mesma semana em que recebeu o pedido de agenda com a comunidade, a deputada esteve com o secretário Rossieli Soares e adiantou o assunto. "O secretário Rossieli se mostrou disposto a fazer uma parceria com o município e colocar as salas de aula de ensino médio na escola municipal se o município aprovar a parceria", comentou a deputada.

"A equipe técnica disse que já fez parcerias semelhantes que deram certo, como na cidade de Apiaí", acrescentou a deputada.


alesp