Implantação de centro de referência para pessoas com autismo


24/06/2019 09:56 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Fernando Cury

Compartilhar:

Fernando Cury (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236164.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa debateu um importante assunto durante reunião da Comissão de Saúde. Para o deputado Fernando Cury, é preciso discutir as principais questões e lutar para que as políticas públicas sejam executadas em benefício da população.

"Aprovamos o requerimento pedindo para que o governador estude a viabilidade de implantar um Centro de Referência no Tratamento de Pessoas com Autismo no Estado de São Paulo", contou.

No documento apresentado e assinado pelos parlamentares, constam informações que justificam tal solicitação: os transtornos de espectro do autismo (TEA) distorcem o processo de desenvolvimento infantil, caracterizados pelo prejuízo qualitativo na interação social, comunicação verbal e não verbal, além do comportamento e interesses restritivos e repetitivos.

"Especialistas afirmam que as alterações aparecem antes dos três anos de idade e representam grande barreira adaptativa aos portadores, limitando a realização de atividades e influenciando negativamente conquistas educacionais, sociais e de empregabilidade.

"O Centro de Referência será um diferencial para a questão do autismo, pois prestará um serviço integral de excelência, contando com espaço pra atendimento, estudo, pesquisa e aperfeiçoamento no cuidado com as pessoas diagnosticadas", completou.


alesp