Secretário da Agricultura e Abastecimento apresenta dados do agronegócio aos parlamentares


25/06/2019 20:01 | Atividades Econômicas | Laysla Jacob - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Carla Morando e Mauro Bragato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236310.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236311.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alexandre Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236312.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gustavo Diniz Junqueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236313.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carla Morando, Mauro Bragato e Sebastião Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236314.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sebastião Santos e Sergio Victor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236315.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Atividades Econômicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236316.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dados sobre o agronegócio, o abastecimento e o investimento rural foram a pauta da Comissão de Atividades Econômicas nesta terça-feira (25/6). Os parlamentares receberam o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento Gustavo Diniz Junqueira e esclareceram dúvidas sobre a prestação de contas da gestão.

No início da reunião, o secretário apresentou importantes dados sobre o agronegócio no Estado. Segundo informações apresentadas, São Paulo é responsável por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O Estado ainda lidera em primeiro lugar a produção e exportação do açúcar, do café e do suco de laranja no Brasil. Quanto ao número de empregos, o setor é responsável por 15% dos empregos formais da unidade federativa. Ele também apresentou números referentes ao orçamento da Pasta e gastos com investimento e com servidores ligados à secretaria.

Gustavo Junqueira afirmou que a secretaria pode entregar muito mais resultados para o setor de agronegócio. "Por São Paulo se tratar de um Estado altamente urbanizado, muitas vezes parece que o agro não é uma questão nossa. E pelo contrário, temos a agricultura mais tecnificada, diversificada e de maior valor agregado de todo o Brasil. Somos comparados por muitas vezes a países de grande desenvolvimento", explicou. Também acrescentou a necessidade de a Assembleia avaliar com mais atenção o orçamento da pasta, a fim de garantir mais recursos para investimentos.

Um dos planos para a sua gestão consiste no mapeamento das estradas rurais de terra. O responsável pela Pasta destacou que com o diagnóstico será possível levar mais cidadania à população que vive no campo, oferecendo os mesmos serviços públicos que um cidadão do meio urbano possui. Os dados exibidos apontam mais de 200 mil quilômetros de estradas, e cerca de 350 mil propriedades em todo o Estado que passaram pelo mapeamento.

O deputado Itamar Borges (MDB), presidente da comissão, mostrou-se satisfeito com a visita do secretário. "O secretário demonstrou a importância do agronegócio paulista em uma apresentação técnica e detalhada, mostrando também números que o estado lidera. E estes números são tanto na produção quanto na comercialização, interna e externa ao estado. Também podemos conferir que a secretaria, mesmo com um orçamento muito pequeno, desenvolve um excelente trabalho", avaliou.

Além dos citados, a reunião também contou com a participação dos deputados Alex de Madureira, Alexandre Pereira, Carla Morando, Carlão Pignatari, Conte Lopes, Mauro Bragato, Paulo Fiorilo, Rafa Zimbaldi, Sebastião Santos, Sergio Victor e Thiago Auricchio.


alesp