Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia elege presidente e vice-presidente
09/06/2021 16:50 | Atividades Econômicas | Matheus Batista - Foto: Reprodução Rede Alesp
Em reunião realizada nesta quarta-feira (9/6) em ambiente virtual por causa da pandemia da Covid-19, a Comissão de Atividades Econômicas (CAE) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo elegeu o deputado Professor Walter Vicioni (MDB) como presidente do grupo para o próximo biênio. A vice-presidência ficou com o deputado Marcos Damásio (PL).
Recém-empossado como deputado estadual na vaga de suplente do agora secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, Vicioni agradeceu os integrantes da comissão pela eleição. "Farei o melhor para honrar essa procuração que estão me dando", disse.
Nascido em Casa Branca, no interior de São Paulo, Walter Vicioni é formado em pedagogia e membro titular da Academia Paulista de Educação.
O vice-presidente da CAE, Marcos Damásio, foi vereador em Mogi das Cruzes por 13 anos e está em seu segundo mandato como deputado estadual. Formado em administração de empresas, tem como bandeiras o empreendedorismo e o desenvolvimento das cidades. "Espero poder somar esforços na tramitação de projetos de interesse da população paulista", disse o deputado.
Os parlamentares que compõem a gestão da comissão para os próximos dois anos são: Frederico d'Avila (PSL), Paulo Fiorilo (PT), Barros Munhoz (PSB), Mauro Bragato (PSDB), Marcos Damasio, Sebastião Santos (Republicanos), Sergio Victor (Novo), Conte Lopes (PP), Professor Walter Vicioni, Reinaldo Alguz (PV) e Sargento Neri (SD).
Balanço
Responsável pela análise de propostas voltadas à promoção de políticas públicas para o desenvolvimento da indústria, do comércio e do turismo, a Comissão de Atividades Econômicas encerrou o primeiro biênio da 19ª legislatura com 32 pareceres estudados.
Concomitante à avaliação de proposições das áreas da agricultura, pecuária, abastecimento e serviços, cabe à comissão opinar sobre a organização de repartições da administração direta e indireta.
Em 2019, os membros do grupo parlamentar aprovaram o Projeto de Lei 4/2019, de autoria conjunta do então presidente da comissão, Itamar Borges (MDB), com os deputados Ricardo Mellão (Novo) e Sergio Victor (Novo). O projeto cria o Programa de Desburocratização - Empreenda Fácil e tem como objetivo simplificar o processo de abertura e licenciamento de empresas.
A Comissão de Atividades Econômicas ouviu, em 2019, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Gustavo Diniz Junqueira, e o secretário da Habitação, Flávio Amary.
No ano seguinte, devido ao estado de calamidade pública decretado por conta do agravamento da pandemia de Covid-19, as reuniões da comissão passaram a ser realizadas em ambiente virtual. Os membros permanentes da CAE ouviram, em duas ocasiões, o secretário de Turismo, Vinicius Lummertz.
Dentre os projetos aprovados pela comissão, estão propostas que visam o fomento do turismo nos municípios paulistas, como o Projeto de Lei 688/2018, de autoria do deputado Rafael Silva (PSB), que inclui no Calendário Turístico do Estado os eventos do Dia Municipal do Ferroviário, em São Simão, e o Projeto de Lei 212/2019, de autoria do deputado Mauro Bragato (PSDB), que classifica como de interesse turístico o município de Maracaí.
Notícias relacionadas
- Comissão de Atividades Econômicas aprova classificação de 3 municípios como de interesse turístico
- Comissão da Assembleia Legislativa recebe secretário estadual de Agricultura
- Secretário de Agricultura e Abastecimento deverá ser ouvido em reunião
- Comissão quer ouvir secretário da Fazenda sobre tributos nas operações com pescados
- Secretaria de Habitação tem meta de construir moradias para 60 mil famílias até 2022
- Secretário da Agricultura e Abastecimento apresenta dados do agronegócio aos parlamentares
- Audiência pública discute o Plano Estadual para Desburocratização de empresas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições