Entidades paulistas reforçam importância do Teste do Pezinho


28/06/2019 12:20 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Imagem ilustrativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg236610.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entidades de assistência e desenvolvimento social estão realizando campanhas com o intuito de reforçar a importância da realização do Teste do Pezinho nos recém-nascidos, exame gratuito para diagnosticar e prevenir as doenças genéticas e metabólicas que podem levar à deficiência intelectual. A iniciativa recebeu o apoio do deputado Edmir Chedid na Assembleia Legislativa.

O parlamentar, autor da lei que tornou obrigatória a realização do teste no Estado, explicou que o exame deve ocorrer preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida. "O teste básico, em que são coletadas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê, é formado por seis diagnósticos, como os de fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito."

Edmir Chedid afirmou que a iniciativa em apresentar o projeto partiu de uma reivindicação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de São Paulo. "À época, a entidade demonstrou a importância deste exame que é bastante simples e resultaria em mais qualidade de vida", afirmou.

As campanhas das entidades de assistência e desenvolvimento social, como a da Apae, receberam o apoio do Estado, através da Secretaria da Saúde, e de instituições privadas.

Edmir Chedid é autor da lei que tornou obrigatória e gratuita a realização do exame.


alesp