Secretário diz que projeto do Trem Intercidades será apresentado até o final deste ano


01/07/2019 12:46 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Rafa Zimbaldi

Compartilhar:

Alexandre Baldy e Rafa Zimbaldi (Agência Alesp)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236683.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob a presidência do deputado estadual Rafa Zimbaldi, a Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Alesp recebeu na terça-feira (25/6) o secretário Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy para uma apresentação das ações da pasta e esclarecimentos sobre projetos futuros. 

Rafa iniciou os questionamentos ao secretário solicitando um prazo estimado do governo para o início da implantação do Trem InterCidades (TIC), que deve ligar Americana, Campinas e Jundiaí à capital paulista, na Barra Funda. "A viabilização do TIC é esperada por toda população da Região Metropolitana de Campinas e precisamos saber o cronograma correto do projeto para poder cobrar o governo sobre o andamento do processo", indagou o parlamentar. 

O projeto compreende dois tipos de serviço e tem uma estimativa de investimento de 7 bilhões de reais, que deve ser financiada por meio de Parceria Público Privada (PPP) e pelo Banco Mundial. Uma parte do projeto prevê justamente a ligação do interior, de forma expressa, em um trecho de 102 km, com três paradas: São Paulo (Barra Funda), Jundiaí e Campinas e o outro é a "Linha 7 - Rubi", da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos que deve realizar o trecho com paradas em Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí, integrando ainda a parada em Francisco Morato. 


alesp