Valorização de profissionais de educação física é aprovada


02/07/2019 12:55 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Marcos Damasio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236689.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os parques e áreas de lazer públicos com equipamentos de ginástica e grande frequência de pessoas devem contar com a presença de profissionais de educação física. Esta é a proposta do Projeto de Lei 548/2016, de autoria do deputado Marcos Damasio, aprovado na semana passada na Assembleia Legislativa.

O documento, que agora segue para sanção do governador João Doria, propõe, ainda, que estes profissionais sejam capacitados em treinamento de Emergências Cardiovasculares Básico (Teca B) e de Desfibrilador Externo automático (DEA).

O objetivo é que o educador físico, além de orientar corretamente a prática esportiva, possa fazer o primeiro atendimento em eventuais emergências. "Este projeto foi desenvolvido com a parceria do renomado profissional Nabil Ghorayeb, referência em cardiologia e medicina do esporte, preocupado com as mortes súbitas durante a prática esportiva em locais públicos e a falta de um socorro rápido, que pode fazer a diferença entre a vida e a morte", disse o parlamentar.

Damasio concordou com o médico quanto à necessidade de prover alguma estrutura profissional e com equipamento de primeiros socorros para estes locais e, assim, surgiu o PL projeto.

Ghorayeb comemorou a aprovação, bem como o deputado. "Muito feliz de ver que meus nobres colegas entendem a importância e o alcance desta iniciativa", concluiu Damasio.


alesp