Confira o bate-papo com o deputado Rafa Zimbaldi


24/07/2019 13:21 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Rafa Zimbaldi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg236806.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafa Zimbaldi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236717.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafa Zimbaldi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236718.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafa Zimbaldi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236716.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestes próximos dias, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de quatro meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Rafa Zimbaldi.

Os últimos quatro meses

Eu esperava encontrar uma Casa muito mais ativa e produtiva, com mais debates em cima de projetos, não apenas nas discussões ideológicas. Isso me frustrou bastante, mas no decorrer do período os deputados entenderam a necessidade de colocar em discussão os projetos de autoria parlamentar e aí o trabalho ficou mais fácil. Logo no início do nosso mandato fomos surpreendidos com o anúncio do corte do Projeto Guri, e iniciamos um grande trabalho de convencimento - tanto com o secretário de Cultura quanto com o governador - no sentido de mostrar a importância do projeto. E conseguimos reverter a decisão. Tenho uma ligação imensa com projetos sociais e sou fundador do "Jovens do Futuro", projeto de Campinas, que com cursos profissionalizantes gratuitos já formou mais de 25 mil pessoas dando qualificação profissional."

Projetos, legado e futuro

Assumi a presidência da Comissão de Assuntos Metropolitanos, que é uma das mais importantes da Alesp. Um debate essencial feito pela comissão foi sobre um projeto de minha autoria, que cria o BOM - Bilhete de Ônibus Metropolitano. Também apresentamos 14 projetos de lei e a PEC da transparência - proposta que obriga o governador, em todo o início de mandato, apresentar seu plano de governo com base no que foi dito em campanha eleitoral. Temos ainda o projeto Saúde Nota 10, que prevê a destinação do crédito da Nota Fiscal Paulista de farmácias e drogarias para os hospitais filantrópicos e santas casas. Destaco também o Samu Animal, de resgate de animais acidentados. Lancei em Campinas e hoje é referência nacional. Quero trazê-lo para São Paulo. Sou, ainda, coordenador da Frente Parlamentar de Prevenção, Combate e Enfrentamento às Drogas e nosso trabalho tem sido muito bacana. Queremos iniciar a prevenção dentro das escolas estaduais.

O objetivo é chegar no fim do mandato e constatar que fizemos a diferença e conseguimos desenvolver um trabalho distinto daquele que é o comum."

Inspiração e referências

Eu tenho um exemplo dentro de casa que é o meu pai. Ele foi vereador na cidade de Campinas, além de deputado federal por quatro mandatos. Já eu tenho quatro mandatos de vereador na cidade. Com certeza, meu pai tem sido a minha grande inspiração. Eu sempre me inspiro nesta história e procuro buscar um pedido que ele me fez: "Rafa, você tem que pegar as coisas boas que eu fiz e aperfeiçoar. As ruins é para descartar e jogar fora". É isso que temos feito."

alesp