Confira o bate-papo com o deputado Agente Federal Danilo Balas


23/07/2019 13:10 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

	Agente Federal Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg236948.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agente Federal Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236762.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agente Federal Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236764.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agente Federal Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236765.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agente Federal Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestes próximos dias, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de quatro meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Agente Federal Danilo Balas.

Os últimos quatro meses

O nosso trabalho sempre foi com a atividade policial, em especial na Polícia Federal, e tudo é novidade para quem tem o primeiro mandato. Foram 52 novos deputados nesta legislatura, então demora até que você conheça a estrutura, o funcionamento, o regimento, mas o balanço é positivo e temos aprendido diariamente. Como colocamos um nome para concorrer à presidência da Alesp, no início encontramos a atividade legislativa um pouco tumultuada, e isso acabou acirrando os ânimos, mas, passados os primeiros meses, as coisas começaram a entrar nos trilhos. Eu estou otimista e trabalhando muito. Sou até um pouco workaholic, e a minha agenda está super-cheia. Minha família andou até puxando um pouquinho a minha orelha e disse que se continuar neste ritmo, vou ter um ataque cardíaco (risos).

Algo que me deixou muito feliz durante essa minha atuação, foi a aprovação da Emenda 200 à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de minha autoria, que assegura a recomposição salarial dos servidores da segurança pública. Foi uma grande conquista!

Projetos, legado e futuro

Eu tenho sempre muita ponderação e respeito todos os deputados. Ainda que suba o tom em algumas ocasiões, para colocar o meu ponto de vista, vou sempre manter a cordialidade com os colegas, até porque os 94 estão aqui por legitimidade, independentemente de ideologia.

O que nós precisamos buscar como representantes da segurança pública é a valorização. Não só a salarial, mas de estrutura também. A busca por um salário digno ao policial de São Paulo é algo prioritário e que quero deixar como legado da minha gestão nestes próximos quatro anos. Obviamente, não vou trabalhar só para a segurança pública, os nossos projetos passam também pela saúde e a educação, e a nossa equipe estará bem-estruturada e estudando diariamente todas as demandas da população.

Neste pouco tempo de Assembleia, criei a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, encaminhei inúmeras indicações ao governo para pedir reformas de delegacias, construção de passarelas em algumas estradas do interior paulista, recapeamento e duplicação de rodovia, entre outros. Dos projetos que apresentei destaco o que cria o Cadastro Estadual de Presos e o que proíbe a penalização, tanto administrativamente quanto judicialmente do servidor público que denunciar atos de corrupção e de improbidade cometidos por superior hierárquico ou outros integrantes da Administração.

Inspiração e referências

Uma pessoa pública que hoje tem a minha admiração é o ministro Sergio Moro. Inclusive, na Assembleia Legislativa, nós apresentamos uma moção em apoio ao pacote anticrime proposto por ele. Outros 70 deputados assinaram essa moção, e na mesma data, lá no Palácio dos Bandeirantes, nós entregamos pessoalmente essa moção em apoio à proposta.

Fora da política, admiro muito a minha esposa, Fernanda. Sem ela, eu não teria o meu bem mais precioso - a minha filha Júlia, e também não estaria na Assembleia.

Eu sou policial desde os 17 anos de idade e já fiz muito pelo meu país, mas achei que, me colocando à disposição para trabalhar deste lado aqui, eu faria ainda mais. Foi isso que me levou a vir para a política, colocar meu nome à disposição, como tantos outros que vieram nesta renovação, nesta onda do bem. Eu acredito que posso trabalhar mais e fazer mais pelo meu país, e, fazendo isso, eu faço por milhares de pessoas, e em especial, pela a minha filha, Júlia.

alesp