CPI da Barragem de Salto Grande recebe promotor de Justiça de Americana


03/07/2019 13:19 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Cezar

Compartilhar:

Cezar (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236741.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em audiência que aconteceu terça-feira (25/6), no auditório Teotônio Vilela, os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que analisa os riscos da Barragem de Salto Grande, no município de Americana, interior de São Paulo, receberam o promotor de Justiça da Promotoria da cidade, Ivan Carneiro Castanheiro, que prestou esclarecimentos sobre a situação atual do local.

O deputado Cezar, membro da CPI, foi um dos ouvintes e acompanhou atentamente a explanação do técnico que apresentou um laudo preliminar do Ministério Público. No laudo, o promotor aponta que não há risco de rompimento da barragem de Salto Grande.

Preocupado com a saúde da população e preservação do meio ambiente, Cezar perguntou a respeito da qualidade da água, pressão das algas e escoamento do esgoto. Para o parlamentar, é fundamental que além da segurança, sejam resguardados os direitos dos cidadãos à saúde e qualidade de vida.

O promotor informou que tem dois inquéritos civis, um, relacionado à segurança da barragem, e outro relacionado à falta de licenciamento ambiental e outorga - concessão de uso da água para geração de energia. Disse ainda que o Ministério Público já observava a qualidade da água da barragem e esse novo laudo apontou índices de poluição em Salto Grande além da falta do licenciamento ambiental.

Castanheiro colocou à disposição dos membros da CPI o inquérito que aborda o risco da Barragem de Salto Grande, outorga e licenciamento. Participaram da reunião os deputados estaduais Roberto Morais (presidente), Adalberto Freitas, Luiz Fernando T. Ferreira, Rafa Zimbaldi, Dirceu Dalben e Marcio Nakashima.


alesp