Moção apela para manutenção do Mais Médicos em Ribeirão Preto


16/07/2019 09:29 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Rafael Silva

Compartilhar:

 Rafael Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237014.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Levantamento feito pelo deputado Rafael Silva aponta que as cidades de Barrinha, Ituverava, Jaborandi, Jardinópolis, Miguelópolis, Monte Alto, Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra, Taiúva, Taquaritinga e Viradouro estão perdendo médicos do programa Mais Médicos, do governo federal. Com a redução, pacientes estão tendo que voltar para a fila normal e, sem recursos, as prefeituras lutam pelo retorno dos profissionais. Na Assembleia Legislativa, Rafael apresentou Moção de Apelo ao Presidente Jair Bolsonaro, com cópia para os presidentes da Câmara Federal e do Senado, para que o Mais Médicos seja mantido na região.



Pelo programa, o salário de R$ 11 mil dos médicos era pago pelo Ministério da Saúde e, para os municípios, cabia apenas o desembolso do auxílio moradia e alimentação. Para tentar sensibilizar o presidente, o deputado Rafael está mobilizando prefeitos e secretários de Saúde. Rafael Silva reuniu informações e passou o e-mail do presidente da República para que os prefeitos enviem ofícios mostrando a difícil situação financeira das cidades, que pagam muitos impostos e merecem a atenção do governo. O próprio Rafael Silva também enviou ofício e recebeu resposta de Bolsonaro, que encaminhou o tema para o ministro da Saúde.


alesp