Desfile em comemoração à Revolução de 1932


30/07/2019 09:56 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Nascimento

Compartilhar:

Tenente Nascimento (3º acima, à esq.) no desfile<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237265.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Tenente Nascimento participou, na terça-feira (9/7), do 87° desfile da Revolução Constitucionalista de 1932. Realizado no Parque do Ibirapuera, o desfile cívico-militar aconteceu em frente ao Mausoléu do Obelisco, onde estão sepultados os jovens Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, que ficaram conhecidos como os mártires do Movimento Constitucionalista pela sigla MMDC.

Tenente Nascimento ressaltou: "A luta destes jovens não era uma revolução separatista, mas sim uma revolução constitucionalista, a qual logrou êxito, com a promulgação da constituição de 1934".

O estopim da Revolução de 1932 aconteceu em maio quando os jovens Martins, Miraguaia, Dráuzio e Camargo, morreram durante confrontos com forças do governo Federal, mas o ápice do levante se deu no dia 9 de julho, quando os revolucionários resolveram pegar em armas e repelir as forças federais.

Foram três meses de resistência. O movimento reuniu civis e militares e contou com grande apoio popular contra o governo de Getúlio Vargas, que assumiu em 1930, após a deposição de Julio Prestes, que havia vencido as eleições presidenciais, mas fora impedido de assumir. Desde então, o episódio virou símbolo da luta dos paulistas em favor da Constituição e pela conquista da liberdade e da democracia.

Os restos mortais dos estudantes estão depositados no mausoléu do monumento do Obelisco Heróis de 32. O projeto da obra é do artista plástico Galileo Ugo Emendabili e a sua construção em mármore travertino é do engenheiro alemão Ulrich Edler. Foi inaugurado em 9/7/1955. Tem 72 m de altura e 1.932 m. É considerado o maior monumento da cidade.

Tenente Nascimento (3º acima, à esq.) no desfile


alesp