Solene celebra revolução constitucionalista de 1932


29/07/2019 09:38 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Nascimento

Compartilhar:

Tenente Nascimento (na fileira de baixo - 1º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237178.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Tenente Nascimento participou, na terça-feira (9/7), de Ato Solene de iniciativa do deputado Coronel Telhada que celebrou o 87º aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932, com outorga de Medalha da Constituição.

Durante a sua fala, Tenente Nascimento destacou o Movimento Constitucionalista como um marco importante na história do Brasil, e enfatizou que a revolução de 1932 não foi separatista, mas uma revolução constitucionalista, a qual logrou êxito com a promulgação da Constituição de 1934.

Tenente Nascimento também exaltou a figura da mulher dentro da revolução. "Maria Stela, que ao encontrar a farda e a arma de um soldado desertor, vestiu-as e rumou à trincheira incorporando a 4ª Cia. Carlota Pereira de Queiroz organizou durante a revolução um grupo de 700 mulheres para dar assistência aos feridos da Guerra, e depois ela se tornou a primeira mulher eleita deputada federal no Brasil, que até então mulher não podia votar", finalizou o deputado.

Um dos homenageados com a Medalha da Constituição foi o general Marcos Antonio Amaro dos Santos, do Comando Militar do Sudeste.

O deputado Coronel Telhada lembrou também da ligação da Assembleia Legislativa com a data. "A Alesp tem uma ligação muito forte com a Revolução de 32, a começar pelo nome da sede do parlamento: Palácio 9 de Julho", comentou.


alesp