Macatuba voltará a emitir documento de identidade


29/07/2019 09:44 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia (2ª à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cidade de Macatuba, região de Bauru, voltará a expedir documentos de identificação civil. O serviço, interrompido há cerca de um ano, deverá ser retomado após vistoria feita por equipe do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Secretaria da Segurança Pública responsável pela emissão de RG. Segundo informações da prefeitura de Macatuba, em 18/7, os técnicos solicitaram algumas adequações no prédio do Detran, que sediará o novo serviço.

A deputada Márcia Lia interveio junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) após reunião com vereadores. Em requerimento de informação 187/2018, a deputada solicitou os motivos para o encerramento do serviço e a possibilidade de reabertura do posto de identificação civil, que funcionava há 40 anos na delegacia da cidade, com funcionário cedido pela prefeitura. O posto emite registro de identidade e de antecedentes criminais. Sem ele, a população de Macatuba precisa ir ao Poupa Tempo de Bauru, a 46 km, para solicitar os documentos.

Em resposta a esse requerimento em 19/9/18, a SSP informou que havia a possibilidade de reabertura desde que houvesse adequações físicas, em atendimento à Lei Federal relacionada à emissão da cédula de identidade (Decreto 9.278/2018), que pede a instalação de equipamentos de coleta biométrica Valid.

A deputada comemorou a solução. "Fico feliz que o serviço volte, porque o encerramento das emissões causou grande prejuízo à população. É um grande benefício conquistado com o trabalho de todos", afirmou. (Com informações da Prefeitura de Macatuba)


alesp