Carreta de mamografia chega em Suzano


01/08/2019 09:21 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Estevam Galvão

Compartilhar:

Estevam Galvão (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237297.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A partir do dia 26/8 a carreta Mulheres de Peito, com uma equipe multidisciplinar, atenderá em Suzano com exames gratuitos de mamografia. A programação foi confirmada pela equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde ao deputado Estevam Galvão, em atendimento à solicitação que ele fez para que a cidade recebesse novamente o serviço.

Segundo o cronograma, a unidade prestará atendimento em Suzano até o dia 14/9, no Largo da Feira.

A expectativa é que a carreta acabe ou reduza significativamente a fila de espera para este exame na cidade. Além disso, o programa incentiva as suzanenses com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia, sem necessidade de pedido médico. "O exame previne e possibilita a detecção precoce de tumores malignos, inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma", alertou o deputado.

Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos um pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

As carretas possuem 15 m de comprimento, 4,10 m de altura e, quando abertas, 4,90 m de largura. Cada veículo é equipado com mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.


alesp