Fundador da Embraer receberá o Colar de Honra ao Mérito Legislativo


07/08/2019 08:02 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Leticia Aguiar

Compartilhar:

Ozires Silva e Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237416.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No próximo dia 19/8, às 20h, por iniciativa da deputada Leticia Aguiar, o coronel Ozires Silva, fundador da Embraer, receberá a mais alta comenda do Poder Legislativo Paulista, o "Colar de Honra ao Mérito Legislativo".

A parlamentar visitou o engenheiro Ozires na sede do Instituto Ânima Educação para lhe entregar pessoalmente o convite e oficializar a homenagem.

A sessão solene marcará a história da Alesp, ao homenagear um pioneiro da aviação mundial, que ao lado de Santos Dumont e do brigadeiro Casimiro Montenegro (criador do ITA e do DCTA), colocaram o Brasil na rota da aviação, da engenharia e da indústria aeronáutica e aeroespacial, no mundo.

"Temos que destacar e exaltar Ozires Silva, no desenvolvimento da indústria aeronáutica e aeroespacial em São José dos Campos. Foi ele que capitaneou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante, o primeiro projetado pelo Brasil". Coronel da aeronáutica, engenheiro militar formado pelo ITA, Ozires Silva foi o primeiro presidente da Embraer, presidente da Petrobrás e o primeiro a ocupar o cargo de ministro da Infraestrutura, entre 90/91.

Na mesma data que a Embraer comemora 50 anos, a ALESP homenageia seu fundador. "É com grande alegria e orgulho, como brasileira e joseense que sou, que convido a todos para, no auditório Juscelino Kubitschek, homenagearmos este herói do Brasil".


alesp