Representantes da Arsesp prestam esclarecimentos sobre segurança de barragem


06/08/2019 16:34 | Barragem Salto Grande | Ines Jordana - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Rodrigo Moraes, Dirceu Dalben e Marcos Roberto Lopomo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237467.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fábio Ferrão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237464.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Roberto Lopomo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237465.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nelson Kazuo Minami<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237466.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a situação da Barragem de Salto Grande, localizada no município de Americana/SP, recebeu na terça-feira (6/8), representantes da Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp), para prestarem esclarecimentos sobre a fiscalização e segurança da represa. Os parlamentares questionaram sobre os riscos de rompimento, ações de emergência, inspeção e manutenção da barragem. A reunião foi realizada no auditório Teotônio Vilela.

Segundo Marcos Lopomo, diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia da Arsesp, 29 barragens já foram fiscalizadas pela empresa no primeiro semestre deste ano. Ele fala que atualmente a Barragem de Salto Grande foi reclassificada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e não apresenta riscos à segurança dos moradores da região. "Ela hoje está classificada no nível "B", considerada para esse porte como um nível seguro", afirmou.

Durante a reunião, os representantes citaram documentos apresentados pela Arsesp e pelo Ministério Público, referentes às últimas fiscalizações realizadas in loco, além de pontos de melhoria para a barragem.

O deputado Rafa Zimbadi (PSB), relator da CPI, solicitou que esses registros sejam anexados ao relatório final da comissão. "Nós vamos assinar um relatório com base nessa documentação, garantindo a segurança da população", disse.

Segundo o deputado Roberto Morais (PPS), a comissão ainda ouvirá autoridades e representantes de outras empresas responsáveis pela fiscalização e segurança da Barragem de Salto Grande. "Nós vamos ao município de Americana para fazer uma visita e ouvir, inclusive, o presidente da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e outras autoridades", destacou.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Adalberto Freitas, Dirceu Dalben, Luiz Fernando T. Ferreira e Ricardo Madalena.

alesp