Secretário descarta risco de rompimento de barragem


27/08/2019 19:40 | Barragem Salto Grande | Ines Jordana - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Roberto Morais e Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238749.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Odair Benedito Dias Silveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238750.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Francisco Carlos Castro Lahóz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238751.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas e Francisco Carlos Castro Lahóz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238752.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Teixeira e Rafa Zimbaldi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238753.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dirceu Dalben e Marcio Nakashima	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238754.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"A represa não corre risco", afirmou nesta terça-feira (27/8) Francisco Lahóz, secretário do Consórcio das Bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a situação da Barragem de Salto Grande, localizada no município de Americana/SP. O secretário descartou riscos de rompimento e garantiu a segurança de moradores e demais regiões. O encontro ocorreu no Auditório Teotônio Vilela.

Lahóz ainda sugeriu aos parlamentares a criação de uma frente parlamentar ou uma outra CPI para debater o tratamento de esgotos das bacias PCJ, que tem causado a contaminação de praias e dificultado o turismo. "Podemos criar até mesmo uma CPI, cobrar e auxiliar prefeitos e o município na busca de soluções para melhorar a condição de saneamento na região", disse o deputado Dirceu Dalben, vice-presidente dos trabalhos.

Odair Silveira, Secretário do Meio Ambiente de Americana, falou sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado - que segundo explicou - trabalha para a preservação ambiental. "Com isso nós teremos um local com maior adensamento, mais áreas verdes, com melhor qualidade de vida e de ar", explicou.

Segundo o deputado Rafa Zimbaldi (PSB), é importante envolver o Ministério Público e o Governo de Estado. "É preciso cobrar ações para que possam fazer a despoluição da represa, dar uma água de qualidade a população e ter de volta o ponto turístico na região de Campinas", destacou.

"A barragem hoje passou da classificação A para a B e melhorou na questão de segurança. Estamos partindo para momentos finais da CPI, ainda com o intuto de realizar audiências in loco para concluir os trabalhos e apresentar sugestões", finalizou o deputado Roberto Morais, presidente dos trabalhos.

Além dos citados estiveram presentes os deputados Adalberto Freitas Luiz Fernando T. Ferreira e Marcio Nakashima.

alesp