Quadro de apoio da Defensoria Pública comemora 10 anos


09/08/2019 08:19 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237722.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizou na segunda-feira (5/8) ato solene em homenagem aos 10 anos de atividade dos primeiros servidores da Defensoria Pública do Estado. A formação do quadro de apoio foi um importante marco para a autonomia da instituição que, a despeito da previsão constitucional e da capacidade econômica de São Paulo, foi uma das últimas a ser criada, em 2006, 18 anos após a promulgação da Constituição Federal.

A cerimônia foi uma iniciativa da Associação dos Servidores e Servidoras da Defensoria Pública (Asdpesp) em conjunto com o deputado Carlos Giannazi, apoiador da Defensoria desde o movimento em defesa de sua criação, iniciado em 2002, até a atual luta pela valorização das carreiras de agente, oficial e assistente técnico.

Brunno Gozzi, coordenador-geral da Asdpesp, ressaltou que, nos dez anos de existência dessas categorias, já houve muitos avanços em termos de remuneração, embora os valores continuem muito abaixo do justo e necessário.

Entre os homenageados, o servidor de matrícula 001, Denis Arteaga, reforçou a união entre agentes, oficiais e comissionados em defesa da instituição e da população beneficiária dos serviços. Já Simone Yamada, representando os primeiros concursados que ingressaram em 2009, destacou a luta diária por um atendimento humano e de qualidade.

Também participaram da cerimônia o defensor público-geral Davi Depiné Filho e a primeira defensora pública-geral, Cristina Guelfi Gonçalves.


alesp