Diretor do Procon apresenta reformulações da Fundação


13/08/2019 18:38 | Defesa dos Direitos do Consumidor | Fabio Donato - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Fernando Capez e Jorge Wilson Xerife do Consumidor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237907.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Jorge do Carmo, Jorge Caruso e Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237908.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237909.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez e Jorge Wilson Xerife do Consumidor	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237910.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237911.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na reunião desta terça-feira (13/8) da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Alesp, realizada no Plenário Tiradentes, o atual diretor executivo da Fundação Procon/SP, o ex-deputado Fernando Capez, apresentou aos parlamentares o andamento da gestão desde que assumiu, no início do ano. "A finalidade do Procon é defender o consumidor e isso é feito, em primeiro lugar, dando a ele um canal imediato de reclamação e obrigando o fornecedor a imediatamente responder essa demanda, para tudo se resolver em até 10 dias", explicou.

Capez mostrou diversas mudanças nos sistemas e recursos da entidade que representa a defesa dos consumidores no Estado. Foram anunciados uma nova identidade visual, um novo site e a criação de uma TV digital para divulgação dos trabalhos, a TV Procon.

Os parlamentares fizeram questionamentos sobre processos do Procon em andamento, além de prospecções do futuro da entidade em relação ao atendimento de reclamações dos clientes e punições e sanções às empresas denunciadas.

Fernando Capez comentou sobre um projeto de lei apresentado na Alesp que sugere diminuir em 50% o valor de multas de empresas autuadas pelo Procon, tendo a opção de parcelar o pagamento. O valor arrecadado será revertido em melhorias de estrutura e tecnologia para a própria instituição.

O presidente da Comissão, deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (PRB), comentou a explanação do diretor. "Todo cidadão que tem um problema na relação de consumo procura o Procon. A reunião de hoje foi importante para o diretor colocar suas ações durante este semestre. Ações que facilitam a vida do consumidor".

Estiveram presentes na reunião os deputados Alex de Madureira, Aprígio, Dr. Jorge do Carmo, Itamar Borges, Jorge Caruso, Leticia Aguiar, Paulo Fiorilo e Thiago Auricchio.

alesp