Comissão ouve representante de seguradora sobre compra inconsciente


03/12/2019 15:13 | Defesa dos Direitos do Consumidor | Fabio Donato - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Washington Silva e Jorge Wilson Xerife do Consumidor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245089.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Wilson Xerife do Consumidor preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245090.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leticia Aguiar e Rodrigo Gambale<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245091.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Jorge do Carmo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245092.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245093.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Imagine a seguinte situação: você vai a uma loja e compra um celular. Ao chegar em casa, percebe que o valor cobrado está quase o dobro do anunciado, pois você comprou também um seguro para o seu aparelho, mas sem saber.

Casos como este estavam sendo relatados com frequência para os parlamentares membros da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, o que os motivou a convidar os representantes das empresas varejistas e as companhias de seguros.

Na reunião desta terça-feira (3/12), a comissão recebeu Washington Silva, diretor jurídico de compliance da Zurich Seguros, para ouvir esclarecimentos sobre as medidas tomadas pela seguradora para evitar os problemas com venda indevida ou compra inconsciente (quando o cliente compra o seguro, mas não sabe exatamente o que comprou ou não entende o que foi adquirido).

Washington explicou o que vem sendo feito pela companhia que representa. "Para resolver a questão de o cliente não entender o que comprou, a gente se propôs a criar um contrato mais simples, com um português de fácil entendimento. Para a compra não reconhecida, vamos mandar um SMS para o consumidor e, caso ele não reconheça que comprou, responda e será cancelado imediatamente", declarou.

O presidente da comissão, depu­­tado Jorge Wilson Xerife do Consu­midor (REBUBLICANOS) declarou estar inicialmente satisfeito com as explicações. "Nós queremos ver agora na prática. Temos recebido inúmeras reclamações de consumidores. É muito importante que o fornecedor de bens e serviços se preocupe com a clareza das informações", disse.

Além do presidente, estiveram pre­sentes os deputados Dr. Jorge do Carmo, Leticia Aguiar e Rodrigo Gambale.

alesp