"Precarização do ensino" é tema de audiência pública


14/08/2019 18:40 | Audiência Pública | July Stanzioni - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Rui Torquato, Carlos Giannazi e Wilson Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237897.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237898.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi e Wilson Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238139.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rui Torquato e Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238140.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238141.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238142.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Professores da rede pública e especialistas em educação e reuniram em audiência pública na Assembleia Legislativa na última quarta-feira (14/08) para debater as principais causas do desgaste do ensino no Estado e também a diminuição salarial dos professores.

Wilson Borges é professor de história na rede estadual e acredita que a precarização do ensino acontece há mais de uma década. "O corte de verba que ultrapassa a centena de milhões anualmente, via DRU (Desvinculação de Recursos da União), vem fazendo um processo de sucateamento da educação pública que vem conduzindo aos índices deploráveis na educação, culpando o professor por isso", analisou.

Rui Torquato também é professor na rede estadual e diz que possíveis privatizações na gestão das escolas fere a autonomia escolar. "A categoria e a população precisam saber que isso fere o estatuto do magistério, que é a Lei 4444 e fere, neste sentido, nossa liberdade de cátedra".

Para o deputado Carlos Giannazi (PSOL), é preciso também apurar supostas irregularidades no ensino paulista. "Um absurdo também o superfaturamento de compra de material didático escolar pela FDE, superfaturamento de reformas escolares e construção de escolas. É um absurdo o que está acontecendo no Estado de São Paulo. É uma falência patrocinada pelo governo estadual", finalizou.


alesp