Escolas estaduais poderão ter a presença de cães em sala de aula


14/08/2019 06:59 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Leticia Aguiar

Compartilhar:

Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237952.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os animais de estimação conseguiram uma façanha importante: deixaram os quintais das casas para ocupar lugar de destaque nas famílias brasileiras. Hoje eles integram os lares e ajudam no desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes.

Por meio da Terapia Assistida por Animais (TAA), cães ajudam no tratamento de pessoas com diversas enfermidades. Em alguns casos, sua presença age de forma mais rápida do que muitos medicamentos e sem efeitos colaterais.

Por este motivo, a deputada Leticia Aguiar apresentou o Projeto de Lei 853/2019 que institui o projeto "Amicão", que tem como objetivo realizar ações que contribuam com o aprendizado nas redes pública e particular de ensino do Estado de São Paulo.

Com o projeto, o governo do Estado poderá adicionar uma disciplina na grade curricular das escolas em que serão ministrados conhecimentos relacionados com a proteção dos animais, contando com a presença de um bicho de estimação em sala de aula: "Entendemos que a presença desses novos integrantes em sala de aula é importante para convívio dos estudantes e contribuirá para que alunos com síndrome de Down; déficit de atenção; autistas ou algum retardamento de desenvolvimento sintam-se incluídos na comunidade estudantil e utilizem essa nova disciplina como uma espécie de tratamento e acompanhamento complementares", declarou a deputada.


alesp