Audiência contesta plano de intervenção no centro de São Paulo


14/08/2019 10:52 | Audiência Pública | July Stanzioni - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa da audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237971.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237972.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237973.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237974.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Audiência Pública para debater o PIU (Programa de Intervenção da PMSP)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237975.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237976.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última terça-feira (13/08) no Plenário Tiradentes, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) realizou audiência pública para debater o PIU Central (Projeto de Intervenção da Prefeitura de São Paulo). O objetivo do encontro foi esclarecer como possíveis desapropriações na região podem afetar a comunidade local.

Moradores dos bairros Bom Retiro, Consolação, São Pedro, Santa Cecília, Sé, D. Pedro I, Brás e Concórdia estiveram na Alesp para entender as justificativas da possível mudança. Segundo o programa de mobilidade, algumas alterações podem ser feitas no centro expandido da cidade de São Paulo visando mais moradias no local, bem como novos empregos a ser gerados.

"É um absurdo que a prefeitura, agora, queira retira-lós para trazer outras pessoas no lugar dessas famílias, então queremos garantia da prefeitura de São Paulo para que essas pessoas não sejam prejudicadas. A nossa luta é em defesa dos moradores", declarou o deputado Carlos Giannazi.

Segundo José Armênio de Brito, da SP Urbanismo, uma possível desapropriação " caso aconteça " não será para agora. "Estamos falando de um planejamento urbano para os próximos 20 anos, não é um projeto para ser implementado amanhã. O PIU visa levantar dinheiro e movimentar o mercado imobiliário da região e para isso, precisam ser feitas algumas conexões da ferrovia, avenidas e novos transportes. Pode ser que haja alguma desapropriação, mas antes esse projeto precisa ser analisado, discutido, divulgado. Hoje o nosso objetivo é discutir como isso poderá acontecer".

Quem também participou do debate foi o vereador Celso Giannazi (PSOL) que reiterou a preocupação de que moradores já instalados no centro há anos não sejam desalojados em favor de uma modernização da região. "Nosso grande receio e a nossa grande luta é para que não haja a expulsão das pessoas que moram no centro, indo para periferia", finalizou.

O Projeto de Intervenção Urbana (PIU) foi planejado com o objetivo de garantir o ordenamento e a transformação territorial, atendendo as estratégias do Plano Diretor Estratégico com participação social durante o processo.


alesp