Câmara de São Paulo lança Conselho de Inclusão Escolar


15/08/2019 07:10 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238101.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carlos Giannazi participou, em 9/8, do lançamento do Conselho de Inclusão Escolar na Câmara Municipal de São Paulo. Antigo militante da área da educação, o deputado participou da luta para que a inclusão fosse abordada na Constituição de 1988 e, posteriormente, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. Também é de sua autoria a Lei Estadual 15.830/2015, que limita o número de alunos em sala de aula quando um deles tiver deficiência.

Uma das idealizadoras do conselho, a assistente social Maria Dias se baseou tanto em atendimentos como em sua própria experiência acompanhando a escolarização de seu filho Gabriel. Vendo a necessidade de um instrumento para fiscalizar as escolas e propor políticas públicas, ela apresentou o projeto ao vereador Celso Giannazi, que de imediato abraçou a ideia. "São vários os problemas que atingem as pessoas com deficiência, como o transporte e a acessibilidade, mas um olhar sobre a inclusão escolar vai repercutir também nesses outros segmentos", explicou o parlamentar.

Outra criadora do conselho é supervisora de ensino Luciene Cavalcanti, que atua na rede municipal desde 2000. Ela afirmou que a escola pública está montada para que a exclusão seja regra, já que o acesso ao currículo não é assegurado a todas as crianças. Por isso a importância de uma rede de apoio articulada e eficaz, com destaque à atuação dos familiares.

A próxima reunião do conselho será no dia 15/8, às 15h, na sala Tiradentes da Câmara Municipal.


alesp