Seguradoras não podem obrigar clientes a utilizarem "oficinas parceiras"


21/08/2019 09:34 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Leticia Aguiar

Compartilhar:

Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238422.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Leticia Aguiar cobrou do diretor do Procon, Fernando Capez, uma ação pelo direito dos clientes de seguradoras consertarem seus carros em oficinas de sua escolha.

O debate aconteceu durante reunião da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. Na ocasião, Capez se comprometeu a realizar um programa de orientação sobre o assunto na TV Procon e no site do órgão, a partir de setembro.

As seguradoras obrigam os clientes a realizarem reparos apenas em oficinas parceiras, o que é contra a lei. A empresa pode até indicar estabelecimentos ao assegurado, mas a escolha da oficina deve ser feita sempre pelo dono do veículo.

"Essa prática é um desrespeito ao consumidor e precisa acabar. A maioria das pessoas não sabe que tem esse direito e acaba aceitando o que é imposto pelas seguradoras", disse a deputada.

O direito é garantido pela Circular 269/04 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que determina a previsão contratual da livre escolha de oficinas para recuperação de veículos sinistrados.

Os consumidores não sabem desse direito e essa obrigação não fica clara no contrato. As seguradoras se comprometem a indenizar o segurado, mas não informam de que maneira farão isso.

A deputada também solicitou a presença dos diretores das principais seguradoras do país para as próximas reuniões da comissão, para pedir esclarecimentos e exigir que a regra seja cumprida.


alesp