Última semana da carreta da mamografia em Tatuí


26/08/2019 09:29 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Damaris Moura

Compartilhar:

Carreata em Tatuí<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238664.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Terminou no sábado, dia 24/8, o atendimento da carreta do Programa "Mulheres de Peito", da Secretaria de Estado da Saúde, na cidade de Tatuí. O atendimento era gratuito e a carreta esteve estacionada na Praça Martinho Guedes, 12, conhecida como Praça da Santa.

Desde o dia 5/8, quando a carreta chegou à cidade até essa quinta-feira (22/8), foram realizados 650 exames de mamografia. A deputada Damaris Moura, que fez a solicitação ao governo do Estado para o encaminhamento da carreta ao município.

O serviço-móvel ofereceu mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, as mais jovens também puderam buscar atendimento. Nesse caso, foi necessário apresentar o pedido médico (que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular), além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

"A OMS estima que no mundo ocorram 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo que mais incide sobre a população feminina e, portanto, a causa mais frequente de morte por essa doença. Por isso, a importância da prevenção. Essa era uma demanda do município que levei ao governo e com o esforço de todos conseguimos. Quanto mais cedo o problema for detectado, mais chances de cura. É o nosso mandato trabalhando para levar qualidade de vida para todos", explicou a deputada Damaris.


alesp