Criação de hub internacional é tema de comissão


26/08/2019 09:48 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Professor Kenny

Compartilhar:

Professor Kenny (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238667.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel, participou da reunião, no dia 21/8, da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Durante o encontro, ele detalhou o projeto de criação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). Trata-se de um distrito urbano autossustentável, reunindo universidades, centros de pesquisas, empresas e organismos públicos, numa área planejada como smart city e com um sistema de governança compartilhada.

O reitor explicou que a proposta " prevista para ser implementada até 2030 em um terreno de Campinas ", no entanto, esbarra num entrave devido à sua originalidade: ainda não há um modelo jurídico no país no qual se encaixe.

Entusiasta da ideia, o deputado Professor Kenny, vice-presidente da comissão, solicitou que os coordenadores do projeto se reúnam com o corpo jurídico da Alesp para tentar encontrar uma legislação adequada para o caso. O parlamentar ainda sugeriu que o texto final da matéria seja apresentado na Casa pelo próprio colegiado, o que aceleraria o processo de tramitação.

"É uma ideia bastante inovadora, inédita no País", comentou Kenny. "Se conseguirmos criar condições para que vingue em São Paulo, isso pode se tornar um case para ser replicado em outros estados".


alesp