Sustentabilidade é tema em palestra do ILP


26/08/2019 22:00 | Instituto do Legislativo Paulista | Ines Jordana - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Bruna de Sousa Moraes, Jorge Alberto Soares Tenório e Francisco Luiz Biazini Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238678.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valdir Schalch<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238677.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238676.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Meneses e Vinicius Schurgelies<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Auditório Teotônio Vilela foi o ponto de encontro para mais um evento do Ciclo ILP-Fapesp de Ciência e Inovação realizado na segunda-feira (26/8). Voltado para Ciência e a Gestão de Resíduos Sólidos, os palestrantes apresentaram estratégias de melhorias, soluções e novas perspectivas de sustentabilidade para o país. "Precisamos tratar um pouco melhor a gestão de resíduos, principalmente quando a gente pensa no impacto em regiões metropolitanas e em áreas de proteção ambiental", destacou Vinicius Schurgelies, diretor-presidente do ILP.

Valdir Schalch, professor da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, apresentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305 sancionada em 2/8 de 2010. "Traz um divisor de águas para os pesquisadores na área dos resíduos sólidos para fazer ciência e tecnologia", disse. Segundo o professor, a regulamentação da política criou um caminho para novas pesquisas com o envolvimento de municípios.

Abordando o aproveitamento energético de resíduos na agroindústria, Bruna Moraes, coordenadora associada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentou soluções e exemplos de condução desses materiais. "Uma das soluções é a tecnologia do biogás, pois permite o tratamento do resíduo transformando-o em eletricidade, energia térmica e em outro combustível", explicou.

O evento ainda abordou o processamento de resíduos energéticos como pilhas, baterias de celulares, produtos eletroeletrônicos e plataformas tecnológicas para a gestão de economia circular que envolve a reciclagem e os processos de reaproveitamento de matérias primas.

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) é o órgão da Alesp responsável por oferecer cursos gratuitos e abertos a toda população. Para participar das palestras, debates e atividades promovidas, se inscreva pelo www.al.sp.gov.br/ilp.

alesp