TERCEIRO PAINEL DO I CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO LEGISLATIVO DEBATE PAPEL DAS CONSULTORIAS JURÍDICAS
23/09/2022 16:30 | O evento foi realizado por meio de parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista e o Instituto Brasileiro de Direito Legislativo. | Nicole Caroline Dominguez

O início do debate contou com a presença da moderadora Angela Cignachi, apresentando os debatedores Alexandre Issa Kimura, Leandro Vinícius da Conceição, Luciana de Fátima da Silva e Luciana Lossio. O primeiro palestrante a contribuir com o painel foi Kimura, Procurador-Chefe da Assembleia Legislativa do Estado. O ponto de partida foi o papel das consultorias jurídicas no processo legislativo, tema, inclusive, que nomeia o painel. O procurador bem pontuou, logo ao início, as funções de cada um dos poderes, distinguindo o que seriam função meio e função fim. O cerne da questão foi exposto posteriormente, qual seja, a atuação jurídica no meio político, momento em que o palestrante afirmou que seria essa a maior dificuldade que o corpo técnico-jurídico enfrenta, uma vez que se mostra fundamental o casamento entre as demandas sociais, que por sua vez, podem ser lidas como questões políticas, e a legislação, definindo o que seria lícito ou ilícito.
Passou-se então a palavra a Leandro Conceição, advogado especialista em Direito Eleitoral que, por sua vez, falou especificamente da importância do papel do consultor jurídico no âmbito processual, demonstrando que essa relevância ultrapassa o assessoramento, dizendo respeito também à representatividade judicial.
Luciana de Fátima da Silva foi a terceira palestrante presente. Supervisora do setor judicial da Câmara Municipal de São Paulo, Silva elencou o fortalecimento das instituições a partir da consultoria técnico-jurídica presente nas casas legislativas. Isto é, tendo em vista que, na grande maioria das vezes, o parlamentar que tem como papel a confecção de texto legislativo não possui a formação específica, necessita, assim, indubitavelmente, da presença e, sobretudo, da autonomia do consultor para se manifestar a respeito não só da temática, bem como de questões relacionadas à competência da matéria discutida.
Por fim, a ex-Ministra do TSE, Luciana Lóssio, em sua colaboração ao evento, evocou a mais recente alteração ao Estatuto da Advocacia: a Lei 14.365/2022, publicada no último dia 3 de junho, faz referência ao processo administrativo e ao processo legislativo. Qual seja: "Art. 2º-A. O advogado pode contribuir com o processo legislativo e com a elaboração de normas jurídicas, no âmbito dos Poderes da República."
Lossio afirmou que tal modificação legitima um papel do advogado que sempre existiu. A palestrante, de modo a materializar quão fundamental seria essa atuação, explanou um levantamento feito por ela mesma: dos 513 deputados federais, apenas 69 são advogados, sugerindo, portanto, que esse aporte técnico seria necessário na imensa maioria das ocasiões.
Dentre todos os tópicos explorados, percebeu-se unânime a convicção de que o consultor jurídico é indispensável frente à elaboração de leis, estas que permeiam e regulamentam, do princípio ao fim, toda a estrutura do Estado e de seus agentes. Diante disso, é válido citar Luiz Felipe de Andrade e Silva que, em seu verbete sobre Legitimidade, presente no Dicionário de Conceitos Políticos do ILP, escreve: "O poder é atribuído a quem o conquista sob o império daquelas leis que regulamentam a escolha das autoridades, sendo exercido dentro dos marcos estabelecidos pela legislação".?
O painel pode ser acessado por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=td_JpCxennA&t=4128s
O Dicionário de Conceitos Políticos do ILP pode ser acessado no endereço: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações