Carreta de mamografia inicia atendimento em Suzano


29/08/2019 06:56 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Estevam Galvão

Compartilhar:

Estevam Galvão (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238808.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Carreta Mulheres de Peito já está prestando atendimento gratuito às mulheres de Suzano. A unidade realiza até o dia 14/9, exames de mamografia no Largo da Feira (travessa da rua Konoi Endo com a Benjamin Constant), garantindo o exame de mama preventivo e ajudando a salvar vidas. Por dia, 50 mulheres são atendidas por ordem de chegada.

O deputado Estevam Galvão, autor da solicitação do serviço para Suzano, esteve no local, terça-feira (27/8), para acompanhar os atendimentos. "Essa é a segunda vez que a carreta vem à cidade. Em 2017, quando o serviço esteve aqui, através de nosso pedido, atendeu mais de 1,3 mil mulheres e encaminhou mais de 40 para consultas e atendimento especializado. É um serviço importante e necessário para prevenir e combater o câncer de mama", alertou o deputado.

A expectativa é que a carreta Mulheres de Peito acabe ou reduza significativamente a fila de espera para esse exame na cidade. Além disso, o programa incentiva as suzanenses com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia. "O exame previne e possibilita a detecção precoce de tumores malignos, inclusive quando a mulher não apresenta nenhum sintoma", alertou o deputado.

Mulheres entre 50 e 69 anos, não precisam de pedido médico. Pacientes fora dessa faixa etária devem trazer o pedido, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.


alesp