Palestrantes debatem experiências de participação política a partir das periferias


02/09/2019 20:23 | Instituto do Legislativo Paulista | Eduardo Pituaki - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239141.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Larissa Dionisio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239142.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Larissa Dioniso e Tatiana Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239143.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> William Habermann e Larissa Dioniso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239144.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239145.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O debate nasceu a partir de uma pesquisa feita pelo Instituto Update com objetivo de corrigir problemas de propagação das informações e oportunidades que ocorrem nas regiões periféricas. A produtora executiva do instituto, Larissa Dionisio, conta que dentro das periferias existe muita potência e criatividade, mas sem a devida visualização da sociedade: "Nosso trabalho é ser a plataforma e deixar essas pessoas e esses grupos em evidência. Nas periferias, existem diversas iniciativas, desde coletivos independentes, movimentos sociais e empreendedorismo, que precisam de destaque".

Durante o evento, os palestrantes compartilharam histórias de inovação política que surgem nas periferias. Foram apresentadas ferramentas de ações coletivas com objetivo de tornar as informações mais acessíveis no meio periférico.

O coordenador de projeto da FES Brasil Willian Habermann conta que esse processo já está em prática: "Os jovens não tiveram ainda condições de entrar, justamente pela estrutura da política que é bastante fechada. Mas isso tem mudado, temos experiências que já estão acontecendo e o nosso papel aqui é mostrar que eles têm condições, é dessa forma que eles irão mudar um pouco da realidade política econômica e social da população".

A vereadora de Araraquara, Thainara Faria (PT), fala sobre a representação das periferias na política: "Minha mãe é faxineira, meu pai é pedreiro e a partir desse recorte social eu vi a necessidade da representatividade política. Discutir esse tema a partir da visão política significa trazer essas pessoas para dentro, dessa forma aumentamos a representatividade do povo e é importante que essas pessoas se vejam representadas na política".

O evento foi uma parceria do Instituto Update e a FES Brasil e também contou com a iniciativa do Instituto do Legislativo Paulista. "Nós entramos nesse ciclo como um apoiador parceiro, pois precisamos dar transparência à essas informações e publicidade aos atos internos da Assembleia Legislativa. E o momento é para isso, trazer a discussão para o espaço político porque é fundamental mostrar pro parlamento que esse tema precisa ser debatido", disse a diretora executiva do ILP Tatiana Lima.


alesp