ILP sedia seminário de pesquisa em Turismo


02/09/2019 15:43 | Instituto do Legislativo Paulista | Ines Jordana - Fotos: Leandro Anhelli

Compartilhar:

Edegar Tomazzoni e Vinicius Schurgelies<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239118.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edegar Tomazzoni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239119.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário de pesquisa do programa de pós-graduação em turismo da EACH/USP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239120.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239121.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Plenário Tiradentes foi ponto de encontro de professores, mestrandos e alunos que se reuniram em um seminário de pesquisa do programa de pós-graduação em turismo da Escola de Artes, Ciência e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). "Sendo o braço educacional da Assembleia, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) tem sempre o dever de apoiar a pesquisa no Estado e melhorar parte das relações dos ambientes acadêmicos, universitários e fazer com que eles venham para a Alesp", disse Vinicius Schurgelies, presidente do instituto. O evento foi realizado na segunda-feira 2/9.

Denise Rodrigues, mestranda do curso de turismo da USP-Leste, falou sobre sua pesquisa voltada para manifestações culturais negras da cidade de São Paulo. "Como eu trabalho com a memória paulistana e a questão negra, estou fazendo esse resgate documental, em busca de prédios históricos na cidade que se relacionem a presença negra no centro da cidade", explicou.

Segundo Denise, o objetivo final é entregar os resultados a Secretária de Turismo e Cultura, para que façam uma análise maior, além de elaborar um projeto de sinalização para apresentar a cidade fatos históricos e desconhecidos da população negra.

Outra pesquisa desenvolvida por Raquel Magalhães, mestranda da mesma Universidade, apresentou atividades turísticas dos centros históricos das metrópoles. "A ideia da pesquisa é mostrar e encontrar os atributos de turistas e habitantes do estado, como utilizar os locais históricos", destacou.

A pesquisa engloba desde a percepção de centros históricos até o conhecimento de praças, monumentos e museus. "A intenção é informar e identificar os atributos esperados pelos visitantes", destacou.

O evento ainda contou com a presença Edegar Tomazzoni e Luiz Trigo, professores do Programa. "O seminário é uma oportunidade de levar ao conhecimento do público a quem as pesquisas estão ajudando e trazer uma reflexão de como podemos melhorar o aspecto urbano válidos para qualquer estado brasileiro", concluiu Luiz Trigo.

O Instituto do Legislativo Paulista é o órgão da Alesp responsável por oferecer cursos gratuitos e abertos a toda população. Para participar das palestras, debates e atividades promovidas, se inscreva pelo www.al.sp.gov.br/ilp.


alesp