Criação de Cartão Saúde Digital no Estado


12/09/2019 07:34 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Campos Machado

Compartilhar:

Campos Machado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239666.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Diante do acentuado aumento de mortes causadas por sarampo, sendo duas delas no Estado de São Paulo, foi protocolado o Projeto de Lei 1.000/2019, de autoria do deputado Campos Machado, que institui o Cartão de Saúde Digital no âmbito do Estado de São Paulo. A finalidade é armazenar todas as informações contidas na carteira de vacinação, tais como tipo sanguíneo, alergias e doenças genéticas. Além da possibilidade de ser um documento com apresentação obrigatória para a efetivação da matrícula em estabelecimentos de ensino públicos e privados.

"É preciso compreender que a vacinação é um pacto coletivo de erradicação de doenças. Portanto, não se trata de uma escolha individual. Diferentemente da escolha de tomar remédio ou não", ponderou Campos Machado. O deputado, também acrescenta: "quem acha que não precisa se vacinar é o responsável por fazer com que doenças que já estavam erradicadas voltem a infectar e até mesmo matar outras pessoas".

O PL teve a contribuição técnica do doutor Marcel Cerqueira César Machado, médico, com doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde é professor-emérito.


alesp