Medidas de proteção contra males causados a crianças por uso de celular e computador


19/09/2019 08:39 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Cezar

Compartilhar:

Cezar no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240117.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

De acordo com Pesquisa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o número de crianças que usam óculos de grau dobrou nos últimos dez anos. Destas, quatro em cada dez apresentam miopia. Preocupado com essa situação, o deputado estadual Cezar institui por meio de seu Projeto de Lei 979/2019 a "Semana de Conscientização e Prevenção sobre os males causados pelo uso intenso de celulares, tablets e computadores, por bebês e crianças", a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de novembro.

O objetivo é estimular a realização de campanhas de prevenção que incentivem as crianças a realizarem atividades em ambientes externos diariamente; a não aproximarem demais os olhos dos celulares, tablets e computadores; a cada uma hora tirarem o olhar das telas e focalizarem objetos distantes e mostrar que o uso desses equipamentos, por crianças de dois a cinco anos, não deve ultrapassar uma hora por dia, entre outras medidas.

"A semana poderá ser celebrada com palestras e reuniões elucidativas e preventivas para a população na rede pública de ensino e saúde; propaganda em emissoras de rádio e TV; distribuição de informativos, entre outras iniciativas que contribuam para a conscientização", explicou o autor da propositura.

Segundo o médico Ivan de Oliveira, as atividades em espaços abertos favorecem o desenvolvimento de outras áreas, não somente a visual; e se precisar passar um tempo maior na tela, por conta de um trabalho escolar ou algo do tipo, a cada uma hora que ficar em frente a tela, deve ter 10 a 20 minutos de descanso, relaxando o músculo ciliar.


alesp